Freemium – Ela pode ser a solução para seu negocio digital.

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Freemium, uma combinação de free e premium – tem se tornar o modelo de negócios dominante entre Internet start-ups e desenvolvedores de aplicativos e games para smartphones. Os usuários obtêm recursos básicos, sem nenhum custo e o valor é cobrado a usuários Premium para usar funcionalidades adicionais. Se você tem uma conta no LinkedIn, usa arquivos compartilhados através Dropbox, Skype você já experimentou este modelo de negócio.

Vários fatores contribuem para o apelo de uma estratégia freemium. Porque os recursos livres são uma ferramenta de marketing muito forte, este modelo permite um novo empreendimento atrair uma base de usuários sem despender recursos em campanhas de anúncios caros ou uma força de vendas tradicional. Freemium é mais bem sucedido do que testes gratuitos de 30 dias ou outras ofertas a prazo, porque os clientes tornaram-se mais cuidadosos em processos de cancelamento tornando o acesso gratuito por tempo indeterminado muito mais atraente.

Mas, apesar de sua popularidade e benefícios claros, freemium é ainda pouco compreendido. Ele tem desafios, como demonstrado pelas muitas start-ups que tentaram, mas não conseguiram fazê-lo funcionar, ela levanta questões que devem ser trabalhadas antes de se colocar em pratica.

O que deveria ser free?

Digamos que você tenha criado um produto digital que tem 30 características e que você escolheu cinco que estará livre para qualquer um que se registrar em seu site. Os usuários que querem os outros 15 vai ter que pagar. Como você sabe se você fez as escolhas certas?

Lembre-se que um dos principais efeitos do freemium é atrair novos usuários. Se você não está tendo sucesso com essa meta, isso provavelmente significa que suas ofertas livres não são convincentes o suficiente e você precisa fornecer mais ou melhores características livre. Se você está gerando muito tráfego, mas poucas pessoas estão pagando para atualizar, você pode ter o problema oposto: Suas ofertas livres em muitas caracteristicas, e é hora de cortar.

Qual é a sua taxa de conversão alvo?

Uma taxa de conversão muito alta não é necessariamente boa. Lembre-se que um dos benefícios de um modelo freemium é a capacidade de gerar tráfego. Suponha-se que 50% dos usuários de seu produto free atualiza para premium. Você pode pensar que o seu modelo está funcionando bem; mas talvez o seu produto gratuito não seja muito convincente, que irá limitar seu verdadeiro potencial. Você faria melhor para converter 5% dos 2 milhões de visitantes mensais, por exemplo, do que para converter 50% dos 100.000 visitantes.

Os usuários estão se tornando evangelistas?

É muito importante reconhecer o valor de seus usuários free, que assume duas formas: alguns deles se tornam assinantes, e alguns atrair novos membros que se tornam assinantes. Se você está considerando um modelo freemium, preste muita atenção ao por que e como os usuários satisfeitos podem ajudar o seu produto viralizar.

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