O que é lead – de uma vez por todas.

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Leads

A palavra lead se tornou muito utilizada pelas empresas de marketing digital, isto por que estas empresas passaram a tratar os visitantes como possíveis clientes, então marketing de geração de leads descreve o processo de captura de visitantes que possui interesse em um produto ou serviço para fins de desenvolvimento de uma possível de vendas.

Leads podem vir de várias fontes ou atividades, por exemplo, digitalmente através da Internet, através de referências pessoais, através de telefonemas, quer pela empresa ou empresas de telemarketing, por meio de anúncios e eventos.

Geração de Leads online pode ser realizada por seu visitante que deixe seus dados em troca de algum tipo de conteúdo ou até mesmo por alguém que entra em contato com a empresa para saber mais informações sobre produtos ou serviços.

Leads qualificados

Ter uma lead não garante que se tornará em vendas, para isso é necessário identificar dentro de sua lista quem são as pessoas que estão considerando comprar, para isto tem quatro perguntas que podem ajudar.

  • Eles têm dinheiro suficiente para comprar o produto?
  • Eles podem tomar uma decisão de compra?
  • Eles têm uma necessidade que o produto ou serviço em questão pode cumprir?
  • Eles têm um tempo específico quando desejam fazer sua compra

Respondendo estas questões uma empresa pode priorizar os leads e se concentrar naqueles com maior probabilidade de converter em vendas no curto prazo. Estes são então considerados leads qualificados.

Uma outra forma para definir lead qualificado é a verificação de que as informações fornecidas estão corretas. Isto pode ser feito quer através de controles automáticos em um formulário ou, melhor ainda, chamando a pessoa em questão para confirmar os seus dados.

Diferentes níveis de qualificação

Quando você trabalha com vendas para elaborar um entendimento mútuo de qualificação de leads, você vai logo perceber que o que você precisa não é uma definição única, mas um conjunto de definições, um corpo de conhecimento.

Isso porque há muitos níveis diferentes e fases de qualificação, cada um com diferentes requisitos.

Sente-se com seus gerentes de vendas para determinar quais dados demográficos, atividades e comportamentos para fazer um marketing de lead qualificada da sua empresa. Você pode atribuir valores de pontos para várias qualificações MQL, a fim de formar a base do seu sistema de pontuação de lead.

Isso ajudará a garantir a sua equipe de vendas é alimentado com dados de alta qualidade, para que eles possam melhorar a sua produtividade e vendas e marketing permanecem alinhados.

Ferramenta

Tem uma ferramenta que facilita todo o trabalho, os maiores nomes do Marketing brasileiro utilizam ela, veja aqui http://www.maurolacerda.com.br/leadlovers.

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